Thursday, July 6, 2017

Variadas perguntas de uma aluna

1 - As bulas encontradas na cidade de são selos em cera. Em contato com o fogo elas endureciam e se preservaram.Como pode uma cera endurecer em contato com o fogo? A cera era algum tipo de argila?

Os selos encontrados em Jerusalém eram de barro/argila. Material bem mais comum e fácil de manuseio. Assim, quando a cidade foi queimada eles foram preservados por serem de argila. O fogo ao invés de consumir o barro, o torna mais rígido. 


2 - 9º dia do mês de Av junho/julho/agosto) (Tisha b'Av) O 9º dia do mês de Av é sempre junho/julho ou muda todo ano? Este ano 9º dia de Av será 1º de agosto.

Por que faz jejum nesta data? Será por causa da destruição dos templos?

Destruição do 1º templo pelos Babilônicos
Destruição do 2º templo pelos Romanos (general Tito) 70 DC
Início da 1ª e 2ª grandes guerras mundiais e outros eventos fatídicos aos Israelitas.

Esse dia na tradição rabínica é atribuído a várias catástrofes, começando com o retorno do espia da terra prometida, e a reclamação e punição. Em Núm 14 é mencionado que Deus puniu os Israelitas com a morte no deserto por serem infiéis. Apesar do texto não mencionar o dia, de acordo com a tradição rabínica isso ocorreu no tesha B' av (Mishnah Taanit 4:6)
Com um tempo criou-se na tradição o costume de jejuar (sinal de contrição e tristeza): nada de comida, sexo, cosméticos, banhos. E apenas o livro de Lamentações e Jó podem ser lidos nesse dia. Isso mostra o espírito do dia, de tristeza e reflexão sobre eventos ruins do passado.

3 - A partir do segundo templo não existe mais a arca sagrada e não se pode mais levar sacrifício, por quê?
Na verdade, a arca da aliança está perdida desde o cativeiro Babilônico no século VII-VI a.C. Algumas teorias dizem que a arca foi escondida por Jeremias (2 Macabeus 2:4-8). De acordo com esse texto, a arca foi escondida num local próximo a Jerusalém e será revelado no tempo do fim. No livro do Apocalipse a arca da aliança foi visualizada no céu por João (Apoc 11:19). Seria essa a mesma do templo na época de Salomão? Não está claro, mesmo porque a tradição bíblica e Israelita pós-bíblica indica que no céu a um templo também.

Na Etiópia há uma tradição ainda mais curiosa. De acordo com os cristãos que lá moram, os Israelitas que saíram de Jerusalem para o Egito antes da última invasão dos Babilônicos, (mencionado no livro de Jeremias) levaram consigo vários untensílios do Templo, inclusive a arca da aliança. Sabemos que desde essa época há no sul do atual Egito, em Elefantina, um templo que fora construído por Israelitas e dedicados ao Deus de Israel. Algumas cartas foram preservadas dessa época e mostra o diálogo que esses Israelitas tinham com os moradores de Jerusalém. Além do mais, de acordo com a tradição Etíope, os Judeus que mantinham a arca se converteram ao Cristianismo e hoje a arca é preservada numa igreja de restrito acesso em Axum.

Outras teorias dizem que os cavaleiros Templários acharam a arca na Idade Média e trouxeram para a Europa (França), outros dizem que ela foi levada pelos Israelitas ao sua da África, ou seja, não parou na Etiópia mas continuou mais ao sul e depois foi escondida,....ou seja, com exceção dos Etíopes que dizem possuir a arca, ninguém sabe o que aconteceu com ela ao certo.

Mas, depois dessa digressão, voltando a sua pergunta, por que não mais oferecer sacrifício? Primeiro, não há uma relação entre a arca e sacrifícios. Mesmo depois do cativeiro os Israelitas do 2o Templo ofereciam sacrifício no templo restaurado em Jerusalém. O que a Torá proíbe é o sacrifício fora dos prescintos do Templo. O livro de Levítico é claro quanto a isso (ver 17:1-11). Os Samaritanos no entanto não inclui o sacrifício da páscoa nessa proibição visto que a Páscoa antecede a construção do tabernáculo no livro de Êxodo. Por isso, ainda hoje sacrificam na páscoa.

Já os Cristãos substituíram o sacrifício de animal por outros sacrifícios. Temos o corpo de Cristo na santa ceia como o sacrifício para perdão de pecados, em Romanos 12 Paulo fala do sacrifício da vontade (abnegação), e muitos Cristãos realizam atos de abnegação como sacrifício. Até em nossa língua usamos a palavra para expressar atos que precisam de um certo esforço e não queremos fazer a princípio.

No comments:

Post a Comment