Continuando nossa série de perguntas e respostas, uma questão vinda de um de nossos alunos sobre o templo em Jerusalém e profecias de sua restauração.
Se deseja a sua pergunta respondida aqui, por favor, me envie pelo email rodrigog@eteachergroup.com
As profecias de Ezequiel,
Ageu, Malaquias e outros apontam para a vinda do Reino Messiânico num templo
restaurado. Restaurando tendo em comparação a destruição feita pelos
Babilônicos. É verdade que o Templo foi reconstruído começando com Esdras e
Neemias, mas essas profecias parecem apontar para algo mais espetacular pois
quando o Templo for "verdadeiramente" reconstrído haverá paz e o Deus
reinará em Israel (Leia Ezequiel 40-44 por exemplo). Isso não foi o que ocorreu
com a reconstrução do Templo (o segundo). E não é surpresa que vários
Israelitas não achavam que o 2o. Templo era o envisionado pelos profetas. Os
Israelitas de Qumran por exemplo em um de seus documentos escreveram que Deus
removeria o atual Templo (corrupto) e reconstruiria um novo conforme Ezequiel
(Rolo do Templo - Temple Scroll) quando justiça e paz duraria pra sempre.
Semelhantemente o NT não
deposita muita confiança no 2o. Templo e aponta para um Templo Messiânico na
figura de Cristo (e.g. João 2) e num santuário no céu (livro de Hebreus e
Apocalipse). Somente com a 2a vinda do Messias que o Templo seria purificado e
verdadeiramente restaurado o reino de Deus.
Vários Israelitas (Judeus) atualmente possuem a mesma crença, que as
profecias acerca da restauração do Templo não se cumpriu no 2o Templo, e por
isso, eles estão à espera de sua restauração.
O Templo certamente foi
reconstruído após o cativeiro Babilônio mas como mencionei, de acordo com
várias profecias na Bíblia Hebraica a reconstrução prometida inclui uma
restauração do Reino de Deus, o que para muitos não ocorreu no V século AEC.
Sobre números de templo creio que esse não seja o ponto. Tanto Judeus como
Cristãos (alguns) acreditam que não importa necessariamente a reconstrução
física de um templo em Jerusalém, mas essas profecias devem ser lidas em
conjunto como uma promessa da instauração do Reino Messiânico. Assim alguns
ainda esperam tal cumprimento.
Há referências na Torá que
falam de um lugar que Deus escolheria para estabelecer o tabernáculo (Deut.
12:5,11,13; 15:20; 17:8; 18:6). No entanto, em I Reis 8:16 é dito que Deus até
Davi não havia escolhido nenhum lugar específico. É com Davi que um lugar é
escolhido para erigir um Templo e com inicial resistência de Deus mas depois
aprovação.
A tradição Samaritana em sua versão do Pentateuco escreve mt. Gerizim em algumas passagens de Deuteronômio e num mandamento de Exod 20. Para eles o local santo escolhido por Deus antes da entrada na terra prometida é o Mt. Gerizim, o monte onde as bênçãos deveriam ser pronunciadas (Deut.11:29, 27:12; Josué 8:33). Para mais informações sobre a razão histórica desse debate ver o livro JEWS AND SAMARITANS (Gary Knoppers)
Sobre Templo e
Cristianismo a relação é mais complexa. Resumo os pontos principais da diversas
teorias. Alguns pais da Igreja no II-III século por exemplo acreditavam numa
restauração física do templo em Jerusalém com a 2a. vinda do Messias (Jesus).
Posteriormente, na época de Constantino, quando o Cristianismo é aceito pelo
Imperador Romano, a sacralidade geográfica do Templo foi transferida para a
Igreja do Santo Sepulcro construída por ordem de Helena, mãe de Constantino, -
verificar Eusébio de Caesareia em História Eclesiástica e Vida de Constantino.
A diferença aqui é que o reino de Deus agora é representado pelo Império Romano
Cristão e não mais uma vinda de Jesus física. Essa ideia toma contornos mais
detalhados em Agostinho (Cidade de Deus). Essa tradição continua com seus
adeptos hoje. Há vários Cristãos que acreditam numa restauração do templo em
Jerusalém como cumprimento das profecias da Bíblia Hebraica.
No entanto nem todos os
Cristãos aderiram a essa sacralização em Jerusalém ou do Reino de Deus=Império
Romano Cristão (creio ser a maioria dos Cristãos na história). Para esses
Jerusalém não é o lugar sagrado (onde Deus habita de uma maneira especial).
Jesus está no santuário celestial (NT- Hebreus) e em Sua Igreja ao redor do
mundo (Mt 28:20). As profecias acerca de uma restauração de Jerusalém ocorrerá
por ocasião do retorno de Jesus quando uma nova terra será feita (Apocalipse
20-22). Obviamente que há detalhes de ambas interpretações que são questionados
e discutidos por adeptos dessas visões. Mas, de maneira geral essas 2 são as
teorias principais acerca do Templo em Jerusalém e o Cristianismo.
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