Thursday, July 30, 2020

Milagres demoníacos?

Na aula 6 (Betesda e literatura rabínica) há uma referência à vara de Moisés como instrumento simbólico do poder divino. Como explicar que em Êxodo os magos do Egito também realizam milagres à semelhança do que Arão fez sob a ordem de Deus?

Primeiramente acerca da vara de Moisés, ela serve como instrumento de ação divina principalmente nos episódios miraculosos antes da revelação pessoal de Deus no Sinai. Esses episódios são: as 10 pragas, a abertura do Mar de Juncos (em algumas traduções “mar Vermelho” – mais sobre isso no curso de Geografia bíblica), a água da rocha em Refidim e a luta dos Israelitas contra os Amalequitas. Depois disso, ela meio que some de cena e eventos sobrenaturais diminuem também. Objetos em si na Bíblia não possuem poder intrísico mas apenas quando em relação com Deus ou outra fonte sobrenatural. No mundo bíblico o mundo físico é afetado por ações de seres sobrenaturais. É aqui que entram os mágicos do Egito.


Conforme o livro de Êxodo por quatro vezes os magos do Egito conseguiram realizar algo semelhante ao que o Deus de Israel havia feito (7:11-12, 22; 8:3). Após as serpentes, as águas em sangue, e as rãs há uma divisão entre os Israelitas e os Egípcios. Até então parece que as pragas afetaram toda a terra do Egito (7:20,21; 8:5,6, 16). A partir da terceira praga, de piolhos, os magos não conseguem simular a ação do Deus de Israel e da quarta praga em diante, há uma separação entre a terra de Gósen, onde os Israelitas moravam, e o restante da terra do Egito (8:22,23; 9:6,7,26; 10:23; 11:7). Nas 7ª e 10ª pragas, da chuva de pedra e morte dos primogênitos, quaisquer que obedecessem o alerta de Moisés escaparia da destruição (9:19-21; 12:23).


As exceções são a 6ª praga (úlceras – “toda a terra do Egito” 9:9) e, possivelmente a 8ª praga, dos gafanhotos na terra (10:5 e 6). Digo possivelmente porque o v.5 diz que os gafanhotos destruiriam o restante que a saraivada de pedras não destruiu. E conforme 9:26 a terrá dos Israelitas não foi afetada por essa praga. Mesmo que os gafanhotos tenha comido a plantação dos Israelitas isso não afetoua longo prazo porque em breve eles saíram da terra e não dependeram da alimentação do Egito.


Assim, há uma progressão nas 10 pragas em relação a ação de Deus contra os Egípcios. Nos três primeiros sinais que são replicados pelos magos do Egito o Deus de Israel não se mostrara superior. As próximas pragas, no entanto, demonstram não só que o Deus de Israel é mais poderoso como demonstra que todos os Egípcios que acreditassem nEle seriam libertos (8ª e 10ª praga).


Então o que é deixado claro na narrativa do Êxodo é que forças sobrenaturais afetam a natureza, e que o Deus de Israel é superior a qualquer outra força sobrenatural. Sobre o poder dos magos do Egito nas primeiras pragas uma interpretação diz que os magos fizeram apenas uma aparência de serpentes com as forças do mal (engano) e não uma real transformação. O argumento para tal interpretação é que apenas Deus pode criar e não as forças do mal. Mas será isso verdade de acordo com a Bíblia?


Outro argumento é que os magos parecem replicar os que Deus havia feito mas não conseguiram remover a praga visto que o faraó pede sempre a Moisés para remover a aflição sobre o Egito. Ambas interpretações são especulações que presumem que as forças do mal são limitadas pelo Deus de Israel. No próximo texto elaboro sobre poderes sobrenaturais e sua influência sobre o mundo natural na Bíblia Hebraica, e no Novo Testamento.

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