Thursday, March 23, 2017

A arca da aliança em 2 Crônicas 5:10 não menciona o maná e a vara de Arão, por que?

Quinta é dia de pergunta e resposta no fórum do Eteacher. Toda semana publico uma resposta mais elaborada de perguntas enviadas por alunos ao meu email. Extendo aqui algumas das perguntas e respostas das interações com meus alunos do Eteacher - Contexto Judaico do Novo Testamento. 
Se deseja conhecer mais sobre esses assuntos, matricule-se em nossa turma  click aqui -Ou se quiser sua pergunta respondida aqui, por favor, coloque sua pergunta abaixo e tentarei responder em uma semana.

אֵ֚ין בָּֽאָר֔וֹן רַ֚ק שְׁנֵ֣י הַלֻּח֔וֹת (Texto Massorético) 

De acordo com a Bíblia Hebraica, apenas as tábuas dos mandamentos estava dentro da arca. O maná e a vara de Arão estavam perante o testemunho (Êxod 16:33-34, Núm 17:10). A expressão em Hebraico usada nos dois textos é a mesma (
לפני העדות למשׁמרת). Perceba que no texto de Hebreus 9 o altar de incenso é colocado junto com a arca da aliança, enquanto que a Bíblia Hebraica em Êxodo 30:6 o coloca fora do véu que divide o lugar santo do santíssimo.

Na descrição que o Cronista faz da construção do Templo em Jerusalém por Salomão, é mencionado que dentro da arca da aliança estava “apenas as duas tábuas” dos 10 mandamentos. Mas o livro de Hebreus no Novo Testamento afirma que além das tábuas a arca continha um pote de maná e a vara de Arão que havia florescido. De onde o autor de Hebreus tirou essa informação?

Em 2 Macabeus e 2 Baruque o altar de incenso é associado com a arca da aliança. Além do mais, o tema de Hebreus 9 parece ser de juízo o que indicaria uma referência ao dia da expiação (Yom Kippur). Nesse dia Arão deveria aspergir sangue de expiação sobre o altar de incenso e sobre a arca da aliança (Lev 16 - LXX). 

Assim, parece que o autor depende de tradições Israelitas do segundo Templo para construir sua mensagem sobre o templo Israelita. 


(Fonte: Harold W. Attridge, The Epistle to the Hebrews, Hermeneia. Fortress: Minneapolis, 1989)

No comments:

Post a Comment