Quinta é dia de pergunta e resposta
no fórum do Eteacher. Toda semana publico uma resposta mais elaborada de
perguntas enviadas por alunos ao meu email. Extendo aqui algumas das perguntas
e respostas das interações com meus alunos do Eteacher - Contexto Judaico do
Novo Testamento.
Se deseja conhecer mais sobre esses
assuntos, matricule-se em nossa turma click aqui -Ou se quiser sua pergunta respondida aqui, por
favor, coloque sua pergunta abaixo e tentarei responder em uma semana.
אֵ֚ין בָּֽאָר֔וֹן רַ֚ק שְׁנֵ֣י הַלֻּח֔וֹת (Texto Massorético)
De acordo com a Bíblia Hebraica, apenas as tábuas dos mandamentos estava dentro da arca. O maná e a vara de Arão estavam perante o testemunho (Êxod 16:33-34, Núm 17:10). A expressão em Hebraico usada nos dois textos é a mesma ( לפני העדות למשׁמרת). Perceba que no texto de Hebreus 9 o altar de incenso é colocado junto com a arca da aliança, enquanto que a Bíblia Hebraica em Êxodo 30:6 o coloca fora do véu que divide o lugar santo do santíssimo.
Na descrição que o Cronista faz da construção do Templo em Jerusalém por Salomão, é mencionado que dentro da arca da aliança estava “apenas as duas tábuas” dos 10 mandamentos. Mas o livro de Hebreus no Novo Testamento afirma que além das tábuas a arca continha um pote de maná e a vara de Arão que havia florescido. De onde o autor de Hebreus tirou essa informação?
Em 2 Macabeus e 2 Baruque o altar de incenso é
associado com a arca da aliança. Além do mais, o tema de Hebreus 9 parece ser
de juízo o que indicaria uma referência ao dia da expiação (Yom Kippur). Nesse
dia Arão deveria aspergir sangue de expiação sobre o altar de incenso e sobre a
arca da aliança (Lev 16 - LXX).
Assim, parece que o autor depende de tradições
Israelitas do segundo Templo para construir sua mensagem sobre o templo
Israelita.
(Fonte:
Harold W. Attridge, The Epistle to the Hebrews, Hermeneia. Fortress:
Minneapolis, 1989)
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