Thursday, March 16, 2017

O que seria a fogueira mencionada em 2 Crônicas 16:14 e 21:19?

Quinta é dia de pergunta e resposta no fórum do Eteacher. Toda semana publico uma resposta mais elaborada de perguntas enviadas por alunos ao meu email. Extendo aqui algumas das perguntas e respostas das interações com meus alunos do Eteacher - Contexto Judaico do Novo Testamento. 
Se deseja conhecer mais sobre esses assuntos, matricule-se em nossa turma  click aqui -Ou se quiser sua pergunta respondida aqui, por favor, coloque sua pergunta abaixo e tentarei responder em uma semana. 


12 No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos. 13 Então, no quadragésimo primeiro ano do seu reinado, Asa morreu e descansou com os seus antepassados. 14 Sepultaram-no no túmulo que ele havia mandado cavar para si na Cidade de Davi. Deitaram-no num leito coberto de especiarias e de vários perfumes de fina mistura, e fizeram uma imensa fogueira em sua honra. (2 Crônicas 16:12-14)

18 Depois de tudo isso, o Senhor afligiu Jeorão com uma doença incurável nos intestinos. 19 Algum tempo depois, ao fim do segundo ano, tanto se agravou a doença que os seus intestinos saíram, e ele morreu sofrendo dores horríveis. Seu povo não fez nenhuma fogueira em sua homenagem, como havia feito para os seus antepassados. 20 Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis. (2 Crônicas 21:18-20)

Por duas vezes no livro de Crônicas é mencionado um ritual de queima num contexto fúnebre. Apesar de outros textos mencionarem tal prática (queima no funeral do rei – Jeremias 34:5), a única vez que esse ritual é realizado a um rei específico em toda Bíblia é ao rei Asa de Judá (2 Cr 16:14). Em 2 Cr 21:19 é mencionado que o ritual não foi realizado no funeral do rei Jeorão. O que seria essa queima?

O texto não deixa tão claro. Com certeza não era um ritual de cremação pois é deixado claro que o corpo de Asa foi sepultado. É bem possível que a queima tenha sido de incenso ou aromas. O verso 14 contém uma série de 4 palavras que enfatiza perfume (בשמים וזנים מרקחים במרקחת – bálsamos variados, especiarias mistas de óleos [aromáticos]). Parece que essa é a compreensão da maioria dos tradutores bíblicos, haja vista que os eles colocam no texto de Jeremias 34:5 o incenso (“queimou incenso em honra” – NVI) apesar de no Hebraico haver apenas o verboשרפ   - queima.

Relacionado a queima, possivelmente de perfumes, Sara Japhet, comentarista Israelita moderna, nota que o nome Asa é possivelmente Aramaico e seria então o único dos reis de Judá com uma nome não em Hebraico. Em Aramaico seu nome poderia significar “mirra” e é possível que seu nome deu oportunidade ao escritor de Crônicas de interpretar sua história com uma grande festa com perfumes como descrito em 2 Crônicas 16:14. Ela também lembra que há uma possível conexão com queima no texto de Jeorão. O verso 20 traz a expressão  וילך בלֹא חמדה, “e foi sem desejo,” (“Morreu sem que ninguém o lamentasse” - NVI) que na literatura rabínica às vezes a palavra חמדה é traduzida como “fogo.”

Por que então o ritual de queima (provavelmente de incenso) foi realizado para Asa e não para Jeorão? O texto não explica. Ambos os reis estão doentes (Asa no pé e Jeorão na barriga), desobedeceram ao Senhor e trouxeram calamidades aos Israelitas. O curioso é que no caso de Jeorão, Asa é visto como uma figura positiva e temente ao Senhor (21:12). O profeta Elias avisa que o rei não havia andado nos retos caminhos dos pais Josafá e Asa. Assim como Jeorão negou os caminhos do Senhor, o povo nega o ritual em homenagem realizado a seu pai Asa. Novamente, a razão não é dada pelo Cronista.

(Fonte: Sara Japhet, 1 & 2 Chronicles, The Old Testament Library, John Knox Press, 1993)

6 comments:

  1. Rodrigo Galiza tem que ser sim profeta de Deus.

    ReplyDelete
  2. asa não desobedeceram o senhor Deus de israel está escrito na bíblia 2 cronicas 14:1-2 e 2 cronicas 15:17.

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. não éra aramaico éra hebraico o texto de asa.

    ReplyDelete
  5. em 2 cronicas 16:2 o rei asa erro mandado o rei da síria contra o proprio irmão mas Deus enviou o profeta Hanani para falar para o rei asa que não devia ter mandado o rei da síria em 2 cronicas 16:10 asa irritou-se contra o vidente por causa disso ficou tão indignado que mandou prendê-lo nessa época asa oprimiu brutalmente alguns do povo.

    ReplyDelete
  6. Tava na dúvida agora sei que Asa não foi cremado.

    ReplyDelete